Atuando desde 2000, o Centro Cultural Dançar é Arte se constitui em uma organização social sem fins lucrativos, que utiliza o ensino da cultura da dança como instrumento para a transmissão de valores e conhecimentos às crianças e adolescentes carentes do DF, visando seu desenvolvimento integral e oportunizando a prática da dança e outras ações; educacionais e culturais como ferramenta poderosa para criar alternativas à vulnerabilidade social. Idealizado e coordenado pela bailarina Kátia Moraes, o Centro Cultural Dançar é Arte proporciona a formação e promoção ao acesso de crianças e adolescentes carentes, a fontes da cultura e ao exercício de seus direitos culturais despertando  a vocação artística de cada participante.

Ao longo desses anos foi gratificante ver os frutos colhidos, mesmo em meio a dificuldades e limitações financeiras.  Podemos ver famílias inteiras engajadas no projeto e sendo beneficiadas. Acompanhando crianças que chegaram ao projeto sem perspectivas de educação, hoje cursando faculdade outras que começaram alunas e agora são professoras do Projeto, ensinando e dando novas perspectivas para a nova geração. As famílias das garotas também participam na produção do artesanato e confecção de pizzas, para ajudar na manutenção do sonho das crianças e aprendendo simultaneamente uma profissão. O Projeto Dançar é Arte já ganhou reconhecimento internacional, recebemos a equipe da Escola do Ballet Bolshoi no Brasil com audições e apresentação. Também já recebemos a ilustre visita da ex-primeira dama Marcela Temer.

O início do projeto ocorreu em 03/08/2000. Desde o início, para manter os primeiros 50 alunos (com idades entre 5 e 18 anos), a idealizadora, Kátia Moraes confeccionava e vendia pizzas para obter os kits de uniforme para os alunos porque trata-se de um projeto social, sem mantenedor. O projeto social é voltado para crianças e adolescentes carentes, moradores da Vila Granja do Torto, Vila Operária, Vila dos Técnicos, invasão e área rural da Granja do Torto. Depois de muita resiliência, ajuda e boa vontade de voluntários e colaboradores para continuar atendendo as crianças, em 2006 obtivemos nosso primeiro certificado do cadastro de entes e agentes culturais oferecido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Este certificado tem possibilitado o projeto ser agraciado com méritos culturais, essenciais para manter o projeto em andamento.

ex-primeira Marcela Temer, em visita ao projeto.

Em função das limitações de recursos que caracterizam a realidade financeira e orçamentária das atividades, desenvolvemos o esforço solidário pautado na estratégia de confecção de pizzas para angariar fundos e promover a auto sustentabilidade das ações. Além é claro de doações e colaboração de voluntários que sempre apoiaram e acreditaram no projeto ao longo dos anos.
O Projeto Dançar é Arte foi aprovado pelo FAC, sendo possível realizar o Plano de patrocínio do projeto por meio mérito cultural através do MINC. Lei n°8.313/91 (Lei Rouanet). Você pode apoiar esse projeto de várias maneiras e ajudar a transformar a vida de crianças carentes do Distrito Federal.

© 2019 Centro Cultural Dançar é Arte. Todos os direitos reservados.

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social